07h00 - domingo, 11/12/2016

Livro lembra as Comissões
de Moradores de Odemira

O desafio foi lançado pelo presidente da Câmara Municipal de Odemira aos historiadores alentejanos António Martins Quaresma e Constantino Piçarra.
Um ano e meio depois, aí está a obra, pronta para ser apresentada, o que acontecerá este domingo, 11, na Biblioteca José Saramago.
“O presidente fez-me a proposta, ao que respondi só ser possível com uma equipa. Face à resposta afirmativa, convidei imediatamente o Constantino, bem como mais duas pessoas para auxiliarem na recolha de dados e nas entrevistas: o Jorge Vilhena, arqueólogo e grande conhecedor do território, e a Ana Sofia Ferreira, doutora em História Contemporânea”, recorda António Martins Quaresma, sublinhando que a concepção e redacção do livro, assim como parte do trabalho de recolha de informação, foi feita por Constantino Piçarra e por si.
Odemira - Comissões de Moradores na Revolução de Abril é o título da obra que, segundo explica Constantino Piçarra, está “dividida em três partes”. Numa primeira parte, esclarece, é traçado o quadro da evolução política do país desde o Marcelismo, passando pelo 25 de Abril de 1974 até ao final de 1976. A segunda parte é caracterizada pela acção da Câmara de Odemira desde o 25 de Abril de 1974 até final de 1979.
“Estas primeiras duas partes funcionam como uma espécie de introdução para o fundamental do livro”, esclarece Constantino Piçarra, adiantando que a história das comissões de moradores do concelho de Odemira é a matéria que constitui a terceira parte da obra, “onde se faz o inventário e a análise destas organizações populares de base”.
Com um trabalho de investigação baseado em fontes documentais de arquivo e orais, neste caso entrevistando muitos dos actores desse processo, a obra avançou e relata aquilo que Martins Quaresma classifica como “um extraordinário movimento popular, em que as pessoas se envolveram na solução dos problemas que diziam respeito às suas comunidades”.
“Em toda a área rural do concelho houve mais de 70 lugares que tiveram a sua comissão”, reforça o historiador, secundado logo a seguir por Constantino Piçarra, que vinca o facto de as comissões de moradores, “enquanto organizações autónomas do povo”, terem sido em Odemira “um auxiliar precioso do poder local, tal como a Constituição da República o desenhou, em subordinação total a ele, na resolução dos problemas sentidos pelos habitantes do concelho, como caminhos, estradas, postos médicos e centros de convívio”.
Quarenta anos depois, assinala Constantino Piçarra, “ficou muito pouco dessas comissões de moradores” – “Perderam força no quadro duma sociedade cada vez mais individualista”, reforça o historiador, secundado logo a seguir por António Martins Quaresma.
“Hoje, não há qualquer comissão activa. Algumas estão transformadas em associações culturais, recreativas e desportivas. As razões são várias: desde logo nunca foram regulamentadas, o que configura uma situação de autêntico boicote da constituição pelos próprios políticos eleitos. Depois a sociedade mudou, a situação política também, enfim uma conjugação de factores”, esclarece Martins Quaresma.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - quinta, 06/11/2025
Funeral de Justino dos Santos
às 15h00 desta quinta-feira
As cerimónias fúnebres do antigo autarca Justino dos Santos, que foi o primeiro presi-dente da Câmara de Odemira após o 25 de Abril, realizam-se nesta quinta-feira, 6, na Igreja de Santa Maria, em Odemira, seguindo depois para o cemitério da vila.
07h00 - quinta, 06/11/2025
Sines Tecnopolo
promove ações de
formação em novembro
O Sines Tecnopolo vai promover, entre os dias 12 e 28 de novembro, um conjunto de ações gratuitas e certificadas na área da Segurança Industrial, no âmbito do projeto transfronteiriço “GREENER”, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
07h00 - quinta, 06/11/2025
Exposição sobre
criação artística
para ver em Odemira
O espaço Três Sacadas, em Odemira, tem patente, até dia 23 de novembro, a exposição “A Dança das Coisas entre Si”, de Ricardo Guerreiro Campos, que convida a refletir “sobre a criação artística com as crianças e o poder das diferentes linguagens artísticas na educação”.
13h44 - quarta, 05/11/2025
Faleceu Justino Santos,
antigo presidente da
Câmara de Odemira
O antigo autarca Justino dos Santos, que foi o primeiro presidente da Câmara de Odemira após o 25 de Abril, faleceu nesta quarta-feira, 5, aos 85 anos, revelou a autarquia, que decretou dois dias de luto municipal.
07h00 - quarta, 05/11/2025
Festival de filmes
de turismo na
cidade de Sines
A cidade de Sines vai receber, a partir desta quarta-feira, 5 de novembro, o Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, evento internacional dedicado à arte cinematográfica de turismo e que inclui no programa a exibição de 75 filmes.

Proxima Edicaox