07h00 - domingo, 11/12/2016

Autarca de Odemira enaltece acção
dos municípios a romper isolamento

Quarenta anos depois, José Alberto Guerreiro não tem dúvidas: o Poder Local Democrático colocou Odemira na senda do desenvolvimento. Em 1976 “o concelho estava numa situação de empobrecimento geral, com muitas carências e muito isolamento. E esse foi o início de um processo que todos consideramos de sucesso”, argumenta ao “SW” o actual presidente da Câmara Municipal.
As primeiras eleições democráticas para as autarquias locais foram a 12 de Dezembro de 1976, data que a Câmara de Odemira assinala com muitas actividades ao longo deste fim-de-semana. Porque desde então muita coisa mudou, no país como em Odemira. Um concelho que está hoje totalmente transfigurado – para melhor – fruto dessa “governação de proximidade”, como admite José Alberto Guerreiro.
“O papel das autarquias – câmara e juntas – foi determinante para romper esse isolamento e trazer a electricidade, as águas e os esgotos, para qualificar tudo o que tinha a ver com a rede viária e com a educação. De alguma forma, os municípios acabaram também por ser fundamentais na dinamização da cultura, do desporto e do recreio em lugares que por vezes distam dezenas de quilómetros da sede de concelho. Portanto, em Odemira sente-se de uma forma muito expressiva a importância do Poder Local Democrático”, afirma o autarca socialista.
José Alberto Guerreiro considera mesmo que sem a revolução “que permitiu a democratização do Poder Local”, Odemira estaria ainda “num estadio muito sub-desenvolvido”. “Nesse caminho longo deste concelho, que é o maior do país, o Poder Local acabou por ser a mola impulsionadora do desenvolvimento a que hoje se assiste”, vinca.
Mas passados estes 40 anos, que novos desafios se colocam ao Poder Local em Portugal? “Vamos ter com certeza mais competências na área da Saúde, da Acção Social, mesmo na Educação e até em outras áreas como a Cultura. E obviamente que os desafios são também em torno da criação de emprego e da fixação empresarial”, antevê o presidente da Câmara de Odemira.
Um caminho que, continua José Alberto Guerreiro, a autarquia odemirense já começou a trilhar, com a criação e dinamização de iniciativas como o programa “Odemira Empreende”.
“Nas próximas décadas estou em crer que teremos as autarquias um pouco mais viradas para aquilo que tem a ver com a criação e a fixação de actividades económicas, porque são essas que atraem pessoas. E tudo isso acaba por indutor do desenvolvimento social local. Julgo que estes desafios são aqueles que marcarão o futuro mais próximo das autarquias”, conclui.
Recorde-se que a Câmara de Odemira promove este domingo, 11, pelas 10h30 no cine-teatro Camacho Costa, uma homenagem a todos os homens e mulheres do concelho que ao longo dos últimos 40 anos foram eleitos nos órgãos autárquicos do concelho.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - quinta, 06/11/2025
Funeral de Justino dos Santos
às 15h00 desta quinta-feira
As cerimónias fúnebres do antigo autarca Justino dos Santos, que foi o primeiro presi-dente da Câmara de Odemira após o 25 de Abril, realizam-se nesta quinta-feira, 6, na Igreja de Santa Maria, em Odemira, seguindo depois para o cemitério da vila.
07h00 - quinta, 06/11/2025
Sines Tecnopolo
promove ações de
formação em novembro
O Sines Tecnopolo vai promover, entre os dias 12 e 28 de novembro, um conjunto de ações gratuitas e certificadas na área da Segurança Industrial, no âmbito do projeto transfronteiriço “GREENER”, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
07h00 - quinta, 06/11/2025
Exposição sobre
criação artística
para ver em Odemira
O espaço Três Sacadas, em Odemira, tem patente, até dia 23 de novembro, a exposição “A Dança das Coisas entre Si”, de Ricardo Guerreiro Campos, que convida a refletir “sobre a criação artística com as crianças e o poder das diferentes linguagens artísticas na educação”.
13h44 - quarta, 05/11/2025
Faleceu Justino Santos,
antigo presidente da
Câmara de Odemira
O antigo autarca Justino dos Santos, que foi o primeiro presidente da Câmara de Odemira após o 25 de Abril, faleceu nesta quarta-feira, 5, aos 85 anos, revelou a autarquia, que decretou dois dias de luto municipal.
07h00 - quarta, 05/11/2025
Festival de filmes
de turismo na
cidade de Sines
A cidade de Sines vai receber, a partir desta quarta-feira, 5 de novembro, o Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, evento internacional dedicado à arte cinematográfica de turismo e que inclui no programa a exibição de 75 filmes.

Proxima Edicaox