07h00 - sexta, 15/02/2019

Igualdade ensinada nas escolas de Odemira

Igualdade ensinada nas escolas de Odemira

"O que é ser homem e ser mulher? E será que os brinquedos têm género?": estas foram algumas das reflexões feitas ao longo dos últimos meses nas salas de aula do pré-escolar no concelho de Odemira, no âmbito do projecto "Biblioteca Itinerante IG0+", da TAIPA. Questões simples, mas sérias, que em ambiente de brincadeira punham os mais novos a pensar e falar sobre questões que serão essenciais para o seu futuro, cultivando princípios como a cidadania e a igualdade de género.
"São projectos desta natureza que promovem um despertar de consciências e que capacitam os agentes da Educação no território para tomarem o leme na promoção da igualdade de género e de oportunidades dentro das suas escolas", nota com satisfação Teresa Barradas, vice-presidente da TAIPA e coordenadora para a área do Desenvolvimento Comunitário.
Lançada em 2018 pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, a "Biblioteca Itinerante IG0+" foi uma iniciativa do projecto-piloto "IG0+ –Igualdade de Género no Pré-Escolar", financiado através do programa "Sinergias Sociais", do Município de Odemira. O objectivo era levar as questões da igualdade de género a educadores/as de infância, crianças em idade Pré-escolar e seus encarregados/as de educação.
Para tal, conta Teresa Barradas, foi concebido um baú de madeira com oito livros sobre a temática, que depois passava de escola em escola, convidando as educadoras a encontrar um momento por dia para dedicar à sua leitura e "a explorar com as crianças histórias que apelavam à reflexão em torno de temas promotores da igualdade". O projecto passou por cinco jardins-de-infância do concelho de Odemira e por duas instituições sociais particulares com a área da infância, envolvendo um total de 10 educadoras de infância, 36 pais e mães e 131 crianças.
"As crianças ficavam maravilhadas sempre que alguém da equipa do projecto se dirigia às salas dos jardins-de-infância. Entre a euforia da novidade da nossa presença e a animação dos desafios que lhes eram lançados era visível que todos/as se sentiam especiais por poderem participar", nota Teresa Barradas, lembrando que as crianças "são quem mais demonstra de forma genuína os estereótipos de género tanto nas suas palavras como nas suas acções".
Por isso mesmo, "trabalhar de forma lúdica estes temas levando-as a repensar algumas atitudes e pré-conceitos de forma subtil, mas eficaz, foi o desafio principal do 'IG0+'. Foi bastante gratificante receber o retorno positivo, tanto por parte de pais/mães como das educadoras, sobre os resultados observados ao nível das atitudes e dos discursos das crianças apenas algumas semanas após o início da intervenção deste projecto-piloto. Cabe agora às educadoras dar continuidade a esta missão, cujo envolvimento e motivação foram exemplares", acrescenta a vice-presidente da TAIPA.
Nesse sentido, e apesar do financiamento do projecto ter terminado em Dezembro de 2018, o "IG0+" continuará a disponibilizar até ao final do ano lectivo de 2018-2019 alguns dos seus recursos aos jardins-de-infância que manifestem interesse junto da TAIPA.
"É o caso da disponibilização do baú de madeira para que componham as suas bibliotecas itinerantes personalizadas com os livros que se encontram agora disponíveis para requisição na Biblioteca José Saramago, de Odemira, e através da parceria com o Centro de Saúde de Odemira na promoção da igualdade de género nas aulas de preparação para o parto junto dos futuros pais e futuras mães", adianta Teresa Barradas.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

06h00 - segunda, 22/04/2024
Cineteatro de
Ermidas-Sado já
reabriu ao público
O Cineteatro Vitória, em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, reabriu ao público neste sábado, 20, após obras de requalificação em que foram investidos 1,4 milhões de euros.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Agricultores de Campilhas e
Alto Sado apostam no regadio
A Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), com sede em Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, vai avançar com dois projetos, no valor de quase 837 mil euros, para aumentar a resiliência e melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água existentes.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Concelho de Odemira
recebeu Troféu de
Ciclismo José Poeira
O jovem ciclista Gonçalo Rodrigues, da equipa portuguesa Landeiro/KTM/Matias & Araújo, assumiu a liderança da Taça de Portugal de Juniores da modalidade, cumpridas as duas primeiras etapas da competição, que tiveram lugar, a 13 e 14 de abril, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 12/04/2024
Dia da Hungria
celebrado em
Santiago do Cacém
O edifício da Câmara de Santiago do Cacém recebe nesta sexta-feira, 12, a iniciativa "Dias de Hungarikums" (Dia da Hungria), no âmbito do 50º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Hungria.
07h00 - segunda, 08/04/2024
Lagoa de Santo André
aberta ao mar nesta segunda-feira
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai proceder à abertura da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, ao mar nesta segunda-feira, 8, a partir das 16h00.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial