07h00 - terça-feira, 16/04/2019

António Quaresma conta
a(s) história(s) de Milfontes

Das ruas à foz do Mira, qual é a história de Vila Nova de Milfontes? É a esta questão (e a muitas outras perguntas) que o professor e investigador António Martins Quaresma pretende dar resposta com a reedição de Vila Nova de Milfontes-História.
O livro foi inicialmente lançado em 2003 e uma nova edição, promovida pela Câmara de Odemira, foi apresentada neste sábado, 13 de Abril, numa iniciativa integrada nas comemorações do “Abril em Odemira”.
Em declarações ao “SW”, onde tem uma crónica de opinião mensal, António Martins Quaresma explica que Vila Nova de Milfontes-História é, acima de tudo, “um livro de história local”, destinado “a disponibilizar conhecimento histórico sobre a vila da foz do rio Mira” e “tendo como principal destinatário o leitor comum”.
“Trata-se da reedição, actualizada e aumentada, de uma obra publicada em 2003 e há muito tempo esgotada. A narrativa histórica corre entre os séculos XV e XVI, a partir da fundação da moderna vila de Milfontes (1486), embora tenha um capítulo prévio sobre a ocupação humana anterior do espaço em estudo”, revela o autor.
A escrita desta obra exigiu a António Martins Quaresma um profundo trabalho de investigação histórica, recorrendo a documentos disponíveis no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e no Archivo General de Simancas (em Valladollid, Espanha), assim como a cartografia histórica, fotografias e algumas fontes orais. O resultado final é um livro que permite aos habitantes de Vila Nova de Milfontes (ou a quem o lê) um maior conhecimento daquela que é conhecida como a “princesa do Alentejo”.
“Como disse o escritor moçambicano Mia Couto, embora não se referindo à historiografia, ‘só te conheço quando sei a tua história’. Também o conhecimento de uma parcela de território, no caso Vila Nova de Milfontes, é incompleto se se ignorar a sua história”, observa António Martins Quaresma, para logo acrescentar: “O conhecimento da história é o alicerce da identidade e da cidadania, factores fundamentais para uma cultura cívica no seio de uma sociedade”.
“Mas a história em perspectiva próxima tem outras potencialidades: enquanto recurso didáctico no ensino; como forma de melhor conhecer e divulgar o património; como base de uma oferta turística com componente cultural; enfim, como usufruto de uma narrativa que sendo ‘científica’ também pode ser ‘literária’”, reforça o autor.
António Martins Quaresma é um conhecedor profundo da história da freguesia, do concelho e da região. Ainda assim, escrever Vila Nova de Milfontes-História foi igualmente “aliciente” para si, sobretudo pelo lado “afectivo” do trabalho realizado.
“A descoberta da história é sempre aliciante para quem a faz. E uma história que tem como objecto um determinado espaço, em que a escala é aumentada, ainda mais sendo um espaço com que o autor se relaciona afectivamente, tem aliciantes redobrados. No fundo, encontra-se, a cada momento, uma população que trabalha, que sofre, que se diverte, que conflitua, que se organiza, enfim, que vive o dia-a-dia”, remata.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - quinta, 06/11/2025
Funeral de Justino dos Santos
às 15h00 desta quinta-feira
As cerimónias fúnebres do antigo autarca Justino dos Santos, que foi o primeiro presi-dente da Câmara de Odemira após o 25 de Abril, realizam-se nesta quinta-feira, 6, na Igreja de Santa Maria, em Odemira, seguindo depois para o cemitério da vila.
07h00 - quinta, 06/11/2025
Sines Tecnopolo
promove ações de
formação em novembro
O Sines Tecnopolo vai promover, entre os dias 12 e 28 de novembro, um conjunto de ações gratuitas e certificadas na área da Segurança Industrial, no âmbito do projeto transfronteiriço “GREENER”, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
07h00 - quinta, 06/11/2025
Exposição sobre
criação artística
para ver em Odemira
O espaço Três Sacadas, em Odemira, tem patente, até dia 23 de novembro, a exposição “A Dança das Coisas entre Si”, de Ricardo Guerreiro Campos, que convida a refletir “sobre a criação artística com as crianças e o poder das diferentes linguagens artísticas na educação”.
13h44 - quarta, 05/11/2025
Faleceu Justino Santos,
antigo presidente da
Câmara de Odemira
O antigo autarca Justino dos Santos, que foi o primeiro presidente da Câmara de Odemira após o 25 de Abril, faleceu nesta quarta-feira, 5, aos 85 anos, revelou a autarquia, que decretou dois dias de luto municipal.
07h00 - quarta, 05/11/2025
Festival de filmes
de turismo na
cidade de Sines
A cidade de Sines vai receber, a partir desta quarta-feira, 5 de novembro, o Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, evento internacional dedicado à arte cinematográfica de turismo e que inclui no programa a exibição de 75 filmes.

Proxima Edicaox