07h00 - domingo, 21/04/2024

Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira

Performance artísticas vai construir "atlas" do concelho de Odemira

Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
Intitulada "ATLAS Odemira", a performance vai ser apresentada, a partir das 18h00, no Cerro do Peguinho, em Odemira, no âmbito do Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade, e pretende ser "um espelho do local em que estão inseridas as pessoas", diz João Galante ao "SW".
"É um espelho daquilo que as pessoas pensam, dos seus desejos e daquilo que são. No fundo, é um trabalho de empatia, de construção de sociedade e de comunidade baseado na empatia, no olhar o outro como um ser igual", acrescenta.
Segundo a cooperativa Lavrar o Mar, com sede em Aljezur, que produz o espetáculo, em "ATLAS Odemira" os autores "pretendem construir um atlas da organização social humana, uma representação dos seres humanos através da sua função na sociedade em que se inserem, desta vez, de Odemira".
"Queremos também passar a ideia de que juntos podemos fazer a diferença, que se pode ser diferente juntos, de uma forma não violenta, e construir uma sociedade sem criar fossos por vezes irreversíveis entre as pessoas", reforça João Galante.
A par disso, continua, "além de uma obra de arte, 'ATLAS Odemira' é simultaneamente um encontro com a comunidade que existe aqui [em Odemira] e que são os pares das pessoas que estarão a ver".
Nesse âmbito, a performance tem a particularidade de contar com a participação de quase uma centena de pessoas residentes neste concelho do Litoral Alentejano. "Participam portugueses e migrantes, crianças e pessoas mais velhas, adolescentes… Temos um pouco de tudo", afiança João Galante, reconhecendo que "houve alguma 'luta' para se conseguir" os voluntários.
É com este conjunto de pessoas, divididas em dois grupos, que a dupla tem vindo a trabalhar diariamente ao longo da última semana. "Assim é menos cansativo para cada grupo e depois, quando toda a gente já sabe o que vai fazer e o quer dizer na peça, juntamos o grupo", revela.
"ATLAS Odemira" é uma nova 'etapa' de um trabalho iniciado por Ana Borralho e João Galante em 2011, "numa altura de crise financeira em Portugal". "Foi uma forma de nos juntarmos às pessoas que estavam na rua à época, em manifestações", conta.
Nessa altura, continua João Galante, "achávamos que era um projeto muito louco, com 100 pessoas, que só iríamos fazer uma vez". "Foi em Lisboa e a partir daí passámos quase por toda a Europa e Brasil, sempre com a participação de 100 pessoas locais", conclui o autor ao "SW".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 15/05/2024
Porto de Sines cresceu 16%
no primeiro trimestre de 2024
O Porto de Sines encerrou o primeiro trimestre do ano com um crescimento homólogo de 16% face ao mesmo período do ano passado, registando um total de 11,5 milhões de toneladas de carga movimentada nestes três meses.
07h00 - quarta, 15/05/2024
Escolas do concelho
de Odemira no Plano
Nacional das Artes
Os alunos dos agrupamentos de escolas de Odemira, Colos, Sabóia e Vila Nova de Milfontes participaram, no passado dia 10 de maio, na CHÃO – Chamada às Artes e Odes/ I Mostra de Escolas Plano Nacional das Artes (PNA) & Amigos de Odemira.
07h00 - sexta, 10/05/2024
Ação de limpeza
em praias de Vila
Nova de Milfontes
A Câmara de Odemira promove neste fim de semana, dias 11 e 12 de maio, uma ação de limpeza de praias na freguesia de Vila Nova de Milfontes.
07h00 - quinta, 09/05/2024
Câmara de Odemira e associações
promovem bem-estar animal
A Câmara de Odemira e duas associações locais assinaram um protocolo de colaboração para a implementação de ações para a promoção do bem-estar animal e controlo da sua reprodução.
07h00 - terça, 07/05/2024
Novos oleões
foram instalados no
concelho de Odemira
A empresa intermunicipal Ambilital, que gere o sistema de valorização de resíduos nos cinco municípios do Alentejo Litoral, procedeu à substituição dos oleões existentes na via pública e colocou mais cinco equipamentos em novas localizações do concelho de Odemira.

Data: 03/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial