11h11 - terça-feira, 24/03/2026

Aluna de Odemira
premiada em Mostra
de Ciência em Itália

Uma investigação sobre uma espécie invasora na zona do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina valeu à jovem Madalena Oliveira, de Odemira, uma medalha de prata durante uma mostra de ciência realizada na cidade italiana de Milão.
Madalena Oliveira esteve em representação de Portugal na competição de ciência I Giovani e le Scienze, promovido pela Federazione delle Associazioni Scientifiche e Tecniche (FAST), com uma investigação realizada no Clube Ciência Viva - BIGEO do Agrupamento de Escolas de Odemira.
O projeto premiado, intitulado “Estudo da regeneração natural de plantas nativas em solos alterados por Acacia longifolia”, teve a orientação da professora Paula Canha e já tinha sido o vencedor da edição de 2025 do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores.
Este estudo científico avaliou se as alterações do solo provocadas pela invasora Acacia longifolia, nome científico da planta acácia-de-espigas, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, permitem a regeneração de plantas nativas a partir de sementes.
Os resultados parciais demonstraram que a maioria das espécies não teve a germinação inibida e apresentou respostas variadas no crescimento, com alguns casos até mais favoráveis no solo invadido.
“Estes resultados são animadores, no sentido em que parecem apontar para a possibilidade de restauro de solos dunares invadidos por acácia”, explica a professora Paula Canha.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo