00h00 - sexta, 12/02/2016

Associação em Odemira
para valorizar medronho

Associação em Odemira para valorizar medronho

A união faz a força – a expressão é antiga e serve de mote à Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho, criada em Setembro de 2015 dm Odemira com o objectivo de promover e valorizar os produtores de aguardente e outros derivados do medronho.
A nova associação está ainda a dar os primeiros passos, mas o seu presidente afiança que a sua existência era uma necessidade há muito sentida por todos os que estão ligados ao sector.
"Esta associação já devia ter surgido há mais tempo e tem como principal objectivo a promoção do medronho, assim como dos saberes e tradições que lhe estão associados", diz ao "SW" António Ramos, 48 anos.
"Ainda temos muito que fazer, mas todos juntos – através desta associação – será mais fácil", acrescenta o dirigente, que apesar de não ser produtor conhece bem a actividade desde o tempo em que o avô tinha uma destilaria na aldeia de São Miguel (freguesia de São Teotónio).
Os responsáveis pela Arbutus estão ainda a delinear o caminho a trilhar pela nova associação, mas há desde já dois objectivos bem definidos.
"Queremos ter mais sócios e mais destilarias no concelho", assume com ambição António Ramos, para quem "há muita qualidade que não está a ser aproveitada".
"Temos de plantar mais medronheiros e aproveitar aqueles que já estão no terreno. É altura de termos mais medronho no concelho e apostar na qualidade. Porque a qualidade é uma garantia de escoamento do produto. E se isto for rentável – e vai ser de certeza – os agricultores irão também apostar no medronho", defende.
Nos planos da associação está também a presença em eventos como a FACECO (que se realiza em Julho em São Teotónio) e o estabelecimento de protocolos com instituições de ensino superior para estudos associados ao medronho.
Isto além da contratação de um técnico que apoie os associados e produtores no dia-a-dia e possa realizar algum trabalho de investigação na área.
"No fundo, queremos mostrar que em Odemira vale a pena apostar nesta cultura e que aqui há muito e bom medronho", sintetiza António Ramos, voltando a apelar à união dos produtores.
"A união faz a força e se estivermos todos juntos será tudo mais fácil. Porque quantos mais formos, mais força teremos para promover este magnífico produto", conclui.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

14h06 - sexta, 10/01/2025
Desagregação das freguesias de Bicos, Colos e Vale de Santiago avança
A desagregação das freguesias de Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira, está prevista na proposta conjunta para a reversão das freguesias agregadas em 2013 aprovada, na quarta-feira, 8, no Parlamento.
07h00 - sexta, 10/01/2025
Associação GUARDIÃO fez 14
salvamentos nas praias de Odemira
Os elementos da GUARDIÃO – Associação de Nadadores Salvadores do Concelho de Odemira realizaram um total de 14 salvamentos, sem que tenha havido vítimas mortais, nas oito zonas balneares do município que vigiaram no verão de 2024.
07h00 - sexta, 10/01/2025
ULSLA recebeu
oito novos médicos
internos
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) conta, desde a semana pas-sada, com oito novos médicos internos, que vão continuar a sua formação geral e/ou es-pecialista na instituição ao longo deste ano.
07h00 - sexta, 10/01/2025
Operadora Meo
tem nova loja na
vila de Odemira
A empresa de comunicações Meo conta, desde o passado mês de dezembro, com um anova loja em Odemira, que apresenta "um novo conceito de proximidade, sem barreiras físicas entre os clientes e os profissionais de atendimento".
07h00 - quinta, 09/01/2025
Ministério Público instaura inquérito ao acidente dos Bombeiros de Odemira
O Ministério Público (MP) já instaurou um inquérito ao acidente que envolveu uma viatura dos bombeiros de Odemira e causou a morte a um dos elementos daquela corporação, indicou nesta quarta-feira, 8, a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial