00h00 - sexta, 12/02/2016

Associação em Odemira
para valorizar medronho

Associação em Odemira para valorizar medronho

A união faz a força – a expressão é antiga e serve de mote à Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho, criada em Setembro de 2015 dm Odemira com o objectivo de promover e valorizar os produtores de aguardente e outros derivados do medronho.
A nova associação está ainda a dar os primeiros passos, mas o seu presidente afiança que a sua existência era uma necessidade há muito sentida por todos os que estão ligados ao sector.
"Esta associação já devia ter surgido há mais tempo e tem como principal objectivo a promoção do medronho, assim como dos saberes e tradições que lhe estão associados", diz ao "SW" António Ramos, 48 anos.
"Ainda temos muito que fazer, mas todos juntos – através desta associação – será mais fácil", acrescenta o dirigente, que apesar de não ser produtor conhece bem a actividade desde o tempo em que o avô tinha uma destilaria na aldeia de São Miguel (freguesia de São Teotónio).
Os responsáveis pela Arbutus estão ainda a delinear o caminho a trilhar pela nova associação, mas há desde já dois objectivos bem definidos.
"Queremos ter mais sócios e mais destilarias no concelho", assume com ambição António Ramos, para quem "há muita qualidade que não está a ser aproveitada".
"Temos de plantar mais medronheiros e aproveitar aqueles que já estão no terreno. É altura de termos mais medronho no concelho e apostar na qualidade. Porque a qualidade é uma garantia de escoamento do produto. E se isto for rentável – e vai ser de certeza – os agricultores irão também apostar no medronho", defende.
Nos planos da associação está também a presença em eventos como a FACECO (que se realiza em Julho em São Teotónio) e o estabelecimento de protocolos com instituições de ensino superior para estudos associados ao medronho.
Isto além da contratação de um técnico que apoie os associados e produtores no dia-a-dia e possa realizar algum trabalho de investigação na área.
"No fundo, queremos mostrar que em Odemira vale a pena apostar nesta cultura e que aqui há muito e bom medronho", sintetiza António Ramos, voltando a apelar à união dos produtores.
"A união faz a força e se estivermos todos juntos será tudo mais fácil. Porque quantos mais formos, mais força teremos para promover este magnífico produto", conclui.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 10/05/2024
Ação de limpeza
em praias de Vila
Nova de Milfontes
A Câmara de Odemira promove neste fim de semana, dias 11 e 12 de maio, uma ação de limpeza de praias na freguesia de Vila Nova de Milfontes.
07h00 - quinta, 09/05/2024
Câmara de Odemira e associações
promovem bem-estar animal
A Câmara de Odemira e duas associações locais assinaram um protocolo de colaboração para a implementação de ações para a promoção do bem-estar animal e controlo da sua reprodução.
07h00 - terça, 07/05/2024
Novos oleões
foram instalados no
concelho de Odemira
A empresa intermunicipal Ambilital, que gere o sistema de valorização de resíduos nos cinco municípios do Alentejo Litoral, procedeu à substituição dos oleões existentes na via pública e colocou mais cinco equipamentos em novas localizações do concelho de Odemira.
07h00 - segunda, 06/05/2024
Ações de sensibilização
para incêndios rurais
em Odemira
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara de Odemira vai promover, a partir de segunda-feira, 6, uma série de ações de sensibilização sobre incêndios rurais, sempre às 18h00, para ajudar à prevenção e proteção.
07h00 - segunda, 06/05/2024
Praia de Milfontes
apurado para a final
da Taça do Distrito
O Praia de Milfontes apurou-se neste domingo, 5, para a final da Taça do Distrito de Beja, onde irá medir forças com o Moura AC.

Data: 03/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial