07h00 - sexta, 20/11/2020

Projecto "Bowing" em Odemira tem dois anos de duração

Projecto "Bowing" em Odemira tem dois anos de duração

Para alcançar todas as metas a que se propõe, o projecto "Bowing" vai ser dinamizado ao longo dos próximos dois anos, até 2022, envolvendo meia centena de trabalhadores asiáticos das empresas agrícolas The Summer Berry Company Portugal e Maravilha Farms, ambas sediadas no concelho.
A estes juntar-se-ão (numa "dimensão educativa") cerca de 100 alunos dos agrupamentos de escolas de Odemira e de São Teotónio e da Escola Profissional de Odemira, num total de quatro turmas multiculturais dos 1º, 2º, 3º ciclos e do ensino secundário.
"Esta intervenção artística focar-se-á, assim, em dois quadrantes distintos: o mundo do trabalho e o mundo infantil e juvenil da escola", observa Deolinda Seno Luís.
Mas como vai, afinal, funcionar o "Bowing"? Segundo a vereadora odemirense, ao longo dos dois anos de duração do projecto "os trabalhadores e os alunos participarão em laboratórios artísticos semanais nas áreas da dança e da música, em separado, sobre assuntos relacionados com os valores das culturas orientais no seu encontro com a cultura portuguesa e do Alentejo".
Depois, com uma equipa artística adicional, "prepara-se uma apresentação com o resultado de todas as experiências vividas ao longo deste período, num formato de grande momento performativo/espectáculo experimental, com o foco na aproximação e no encontro empático entre culturas tão díspares, a acontecer em 2021 e a repetir-se em 2022", sempre no Dia da Interculturalidade (no mês de Novembro).
A par disto, existirá ainda um caderno individual que será preenchido por todos os participantes directos periodicamente "para acompanhar as suas aprendizagens, entusiasmo, competências linguísticas e percepções culturais".
"Este 'diário de bordo' poderá ser preenchido de várias formas: escrita, desenhada, pintada, por colagem, entre outros. Este é o elemento de medição qualitativa dos objectivos a atingir que atravessará todas as actividades e que funcionará como objecto de memória pessoal e colectiva", sublinha Deolinda Seno Luís.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial