15h08 - quinta, 20/06/2019

Encurtar as distâncias


Carlos Pinto
Quem mora na periferia sabe bem o quão difícil é, por vezes, chegar ao centro. Nas grandes cidades há que conjugar horários de transportes com agendas pessoais/ profissionais ou então seguir viagem em transporte próprio, "envelhecendo" séculos nas horas a fio que se passam parados em filas de trânsito. Nas pequenas cidades ou vilas não há estes constrangimentos no tráfego, mas encontrar lugar para estacionar e aceder aos principais serviços locais não deixa de ser, por vezes, mais difícil que acertar na combinação da lotaria. E depois há as aldeias e as pequenas localidades do interior do interior, onde não há transportes públicos regulares e a maior parte da população é idosa, o que faz com que qualquer viagem para ir ao banco ou ao centro de saúde tenha de ser planeada com a mesma antecedência que um passeio a Londres ou Paris.
Este quadro que não é, de maneira nenhuma, ficcionado. Acontece todos os dias em Lisboa, em Beja ou em Santa Clara-a-Velha. Daí que o projecto-piloto "Transporte a Pedido" [ver página 4], que está a ser planeado pela Câmara de Odemira com o apoio da CCDR do Alentejo e que deve implementado durante o segundo semestre de 2019, tem todas as condições para ser extrema utilidade para as populações do concelho, sobretudo aquelas que fazem vida no interior.
Numa época em que se fala tanta de coesão social e em que o combate ao despovoamento é uma prioridade nacional, são medidas como estas que ajudam a travar o êxodo do interior. "Encurtar distâncias" entre as grandes e pequenas localidades, entre o litoral e o interior, é uma medida que ajuda a reequilibrar os "pratos da balança" entre os vários "países" que existem em Portugal. Só assim teremos condições para que viver no interior não seja, no curto prazo, uma impossibilidade.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 01/05/2024
Suspeito de tráfico
de droga detido
pela GNR em Sabóia
Um homem de 29 anos foi detido pela GNR, em Sabóia, no concelho de Odemira, por suspeitas de tráfico de droga, tendo ficado em prisão preventiva.
07h00 - terça, 30/04/2024
Ovibeja 2024 vai
mostrar "todo o
Alentejo deste mundo"
Nesta semana todos os caminhos vão dar a Beja! A capital de distrito recebe, a partir desta terça-feira, 30, a 40ª edição da Ovibeja, que será dedicada ao associativismo e onde são esperados milhares de visitantes.
07h00 - terça, 30/04/2024
Festas de Maio animam
aldeia de Amoreiras-Gare
Cante alentejano, folclore, bailes, mostra de artesanato e um Festival de Cantares ao Desafio estão em destaque no programa de mais uma edição das Festas de Maio, que vai decorrer, a partir desta terça-feira, 30 de abril, em Amoreiras-Gare, no interior do concelho de Odemira.
07h00 - terça, 30/04/2024
Cais Palafítico da
Carrasqueira vai
ter novo acesso
O Cais Palafítico da Carrasqueira, no concelho de Alcácer do Sal, vai ter um novo acesso, num investimento da Câmara Municipal avaliado em quase 545 mil euros para melhorar as acessibilidades ao local.
07h00 - segunda, 29/04/2024
Odemirense perde
e vai descer à
2ª divisão distrital
O Odemirense perdeu neste domingo, 28, na visita ao Aldenovense (3-2), em partida da 21ª (e penúltima) jornada da 1ª divisão de Beja, carimbando assim a despromoção ao segundo escalão distrital.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial