07h00 - terça-feira, 10/01/2023

Parlamento aprova voto de
pesar por António Feliciano

O Parlamento aprovou, na sexta-feira, 6, “por unanimidade”, um voto de pesar em memória de António Feliciano, natural do concelho de Odemira e que era o último projecionista ambulante de cinema no país, que faleceu no final dezembro.
No voto de pesar, apresentado pelo deputado do PS Pedro do Carmo, eleito por Beja, a Assembleia da República “manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de António Feliciano Inácio, lamentando a sua perda e enaltecendo o valoroso contributo que em vida deu ao acesso à cultura” m Portugal.
No texto do voto de pesar é recordado que António Feliciano, natural da freguesia de Sabóia, “movia-se por um lema: ‘a cultura é para todos e deve chegar a todos’”.
“Foi com base nesta máxima e com grande esforço que construiu em Vila Nova de Milfontes a primeira sala de cinema do concelho de Odemira, o cineteatro GiraSol, e que por mais de meio século projetou filmes de terra em terra”, acrescenta o texto.
O voto de pesar lembra ainda que a sua história de vida “foi sendo contada com direito a grandes reportagens, documentários como ‘Cães sem Coleira’, de Rosa Coutinho Cabral (1997) ou ‘Cinema com Gente Dentro’, de Rui Lamy e Diogo Vilhena (2007), e até a uma canção da banda Azeitonas, ‘Cinegirasol’, com vídeo de animação stop motion”.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - quinta, 23/10/2025
Porto de Sines
distinguido pelo
Politécnico de Setúbal
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) foi distinguida, a 7 de outubro, como Instituição de Mérito Científico e Tecnológico durante as comemorações do 46º aniversário do Instituto Politécnico de Setúbal.
07h00 - quinta, 23/10/2025
Bombeiros de Odemira
têm drone para combate a
incêndios e operações de resgate
Os Bombeiros Voluntários de Odemira adquiriram um drone para apoiar a corporação no combate a incêndios florestais ou em operações de resgate na zona costeira.
07h00 - quinta, 23/10/2025
Feira em Abela
promove artes
e regeneração
Arte contemporânea, sustentabilidade e comunidade “num ambiente rural regenerativo” são os “ingredientes” da terceira edição da Abela Art Faire, evento que se inicia nesta quinta-feira, 23, nesta localidade do concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 22/10/2025
Câmara de Odemira
promove OP Interno
para trabalhadores
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até final deste mês de outubro, a segunda edição do Orçamento Participativo dos Trabalhadores do Município de Odemira (OP Interno), em que estes podem propor e decidir a aplicação de um montante total de 25 mil euros.
07h00 - quarta, 22/10/2025
Camilo Abdula
bicampeão europeu
de surf adaptado
O atleta Camilo Abdula, de Sines, revalidou o título de campeão europeu de surf adaptado (parasurfing), durante os campeonatos realizados em Nigran, na Galiza (Espanha), entre os dias 14 e 19 de outubro.

Proxima Edicaox