07h00 - quinta-feira, 23/10/2025

Feira em Abela
promove artes
e regeneração

Arte contemporânea, sustentabilidade e comunidade “num ambiente rural regenerativo” são os “ingredientes” da terceira edição da Abela Art Faire, evento que se inicia nesta quinta-feira, 23, nesta localidade do concelho de Santiago do Cacém.
A iniciativa, que termina domingo, 26, é promovida pela ecovila regenerativa Traditional Dream Factory (TDF) e tem como lema “Onde a arte conecta mundos, comunidades e corações”.
“Queremos que a arte não seja apenas contemplada, mas vivida e partilhadaa, afirma Luna Mangan, gestora de espaços da TDF, adiantando que o evento “aspira a descobrir como a arte pode construir pontes entre mundos, emoções e paisagens, além de dinamizar a região em que se insere”.
Nesse âmbito, a Abela Art Faire conta no programa com exposições de artistas emergentes e consagrados, workshops, palestras sobre sustentabilidade e arte, performances artísticas e instalações imersivas “que convidam à interação”.
“Queremos que cada edição seja uma ponte entre mundos e emoções, e que impulsione a regeneração social e ambiental”, reforça Luna Mangan.
Segundo esta responsável, o evento traz também visibilidade à região, à sua cultura, tradições e gastronomia, além de novas oportunidades para produtores, artistas e artesãos locais.
“Ao promover o encontro entre artistas, tecnológicos e criadores internacionais com o talento, as técnicas e os saberes locais, queremos construir um lugar de aprendizagem, partilha e intercâmbio entre culturas e comunidades num ambiente colaborativo e inclusivo”, diz.
A Abela Art Faire inclui ainda o Mercado Comunitário de Abela, que vai decorrer no sábado, 25, juntando agricultores, artesãos e produtores locais de Abela e de todo o Alentejo.
Localizada em Abela, a TDF é a primeira manifestação física da OASA, uma organização sem fins lucrativos dedicada a construir uma rede global de comunidades regenerativas de coabitação.
O seu projeto no Alentejo Litoral “está a demonstrar que é possível otimizar recursos e, ao mesmo tempo, promover uma comunidade criativa e próspera, com um impacto positivo duradouro no ambiente”, explica a associação em comunicado enviado ao “SW”.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - quarta, 29/10/2025
Assembleia de Odemira satisfeita
com reabertura da conservatória
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, por unanimidade, um voto de congratulação pela reabertura da Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel na sede de concelho.
07h00 - quarta, 29/10/2025
Unidade Local
de Saúde recebe
distinção nacional
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) foi distinguida a nível nacional pela sua estratégia de gestão integrada da insuficiência cardíaca durante um evento organizado pelos laboratórios Bial.
07h00 - quarta, 29/10/2025
Águas de Santo André
e bombeiros voluntários
renovam parceria
A empresa Águas de Santo André (AdSA) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, renovaram o seu protocolo de cooperação, nas áreas da segurança, bem-estar e sensibilização da população.
11h39 - terça, 28/10/2025
Manuel Matias vai
ser o vereador do
Chega em Odemira
O candidato do Chega à Câmara de Odemira nas eleições Autárquicas, Rui Campos Silva, renunciou ao mandato e foi substituído no executivo da autarquia por Manuel Matias, que era o número dois da lista.
07h00 - terça, 28/10/2025
PS de Odemira critica
“candidato paraquedista” do Chega
por renunciar a mandato
A Concelhia de Odemira do PS critica o cabeça de lista do Chega à Câmara Municipal nas eleições Autárquicas de 12 de outubro, Rui Campos Silva, por ter renunciado ao mandato como vereador.

Proxima Edicaox