16h50 - quinta, 07/03/2024

A hora da Democracia!


Carlos Pinto
Portugal vai a votos no próximo domingo, dia 10 de março, para eleger os 230 deputados da Assembleia da República, que depois, em função da correlação de forças à direita e à esquerda, irão permitir a criação de um novo governo.
As últimas semanas têm sido, portanto, dias de campanha. Com muitos fait divers à mistura, de "diz que disse ou não disse", de comícios e arruadas, de visitas a mercados e feiras, de provas de vinho e jantares de carne assada. Em todos estes momentos, os diversos candidatos (à escala nacional e/ou regional) tentam demonstrar por que razão a sua candidatura é a melhor que serve o país e/ou a região, dirimindo argumentos com populares e rivais.
As eleições de 10 de março são fundamentais para o futuro que se avizinha. Os desafios que o país tem pela frente são bastante exigentes, num cenário de conflitos bélicos na Europa, de crescimento de extremismos em várias latitudes (e as eleições nos EUA são já no final do ano, com o risco de nova "deriva" populista), de crise inflacionária que teima em abrandar e de riscos ambientais a que urge dar resposta célere. contudente e eficaz.
Por tudo isto, cabe a todos nós, eleitores, ouvir e refletir sobre as propostas de cada partido, porque 10 de março será mesmo o "dia de todas as decisões".
Neste domingo cabe a todos nós o dever de exercer um direito conquistado há quase 50 anos e ir votar.
Neste domingo cabe a todos nós optar pelo racionalismo e pela seriedade em detrimento do populismo barato e rasca.
Neste domingo, cabe a todos nós cuidar da Democracia e das conquistas entretanto alcançadas. É a hora de Democracia se valer a si própria!

2. O historiador António Martins Quaresma, colaborador do "SW", acaba de editar mais um livro, desta feitra sobre a história da freguesia de Porto Covo. Mais um contributo para a memória coletiva por parte de um dos mais profundos conhecedores da nossa região. Um trabalho meritório e que merece ser aplaudido.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 15/05/2024
Homem detido
em Grândola por
violência doméstica
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na passada semana, um homem, de 72 anos, por suspeitas de violência doméstica contra a ex-companheira, de 54, e posse de arma proibida, no concelho de Grândola.
07h00 - quarta, 15/05/2024
Porto de Sines cresceu 16%
no primeiro trimestre de 2024
O Porto de Sines encerrou o primeiro trimestre do ano com um crescimento homólogo de 16% face ao mesmo período do ano passado, registando um total de 11,5 milhões de toneladas de carga movimentada nestes três meses.
07h00 - quarta, 15/05/2024
Escolas do concelho
de Odemira no Plano
Nacional das Artes
Os alunos dos agrupamentos de escolas de Odemira, Colos, Sabóia e Vila Nova de Milfontes participaram, no passado dia 10 de maio, na CHÃO – Chamada às Artes e Odes/ I Mostra de Escolas Plano Nacional das Artes (PNA) & Amigos de Odemira.
07h00 - sexta, 10/05/2024
Ação de limpeza
em praias de Vila
Nova de Milfontes
A Câmara de Odemira promove neste fim de semana, dias 11 e 12 de maio, uma ação de limpeza de praias na freguesia de Vila Nova de Milfontes.
07h00 - sexta, 10/05/2024
Santiago do Cacém tem
nova Loja do Cidadão
A cidade de Santiago do Cacém conta, desde o final de abril, com uma Loja do Cidadão, instalada no edifício do antigo Banco Nacional Ultramarino (BNU) e que resulta de um investimento avaliado em mais de 1,5 milhões de euros.

Data: 03/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial